Inquérito

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

sexta-feira, outubro 26, 2012

Tresminas

Tresminas by VRfoto
Tresminas, a photo by VRfoto on Flickr.

VILA POUCA DE AGUIAR: Tresminas (instalações de lavagem de minério).

See where this picture was taken. [?]

Durante os séculos I e II d. C. no couto mineiro romano de Três Minas, foram explorados e tratados à escala industrial minérios polimetálicos complexos com elevado teor em
ouro e prata. Como domínio imperial e fiscal, as minas estavam sob a direta administração estatal, incumbindo ao exército a direção e a supervisão dos trabalhos no local. Já desde os inícios da exploração eram empregados mercenários livres, provenientes da Meseta setentrional. A zona de exploração de Três Minas prolongava-se por uma extensão de cerca de 2 Km, sendo a Corta de Covas e a Corta da Ribeirinha as principais áreas de desmonte, cuja exploração se realizava sobretudo a céu aberto. Os corpos mineralizados na forma de lentículas, quartzíticas alongadas, inseridas em metassedimentos xistosos, eram desmontados, na sua extensão longitudinal e vertical, a partir dos afloramentos.
O ouro extraído em três Minas destinava-se exclusivamente ao fisco romano.

Na encosta oposta e abaixo das Fragas das Covas, encontravam-se extensas instalações que serviam para a lavagem dos minérios. Conservam-se ainda os restos de pelo menos 30 plataformas em alvenaria com aprox. 10 m de largura que se encontravam dispostas em duas filas paralelas na linha de maior declive. Cada uma das plataformas formava um posto de operação. Sobre essas plataformas estavam instalados tabuleiros de madeira ligeiramente inclinados nos quais, para separar os componentes estéreis, eram lavados os minérios já triturados e finalmente moídos. A disposição escalonada desses postos permitia a utilização racional dos escassos recursos hidrológicos. A água para lavar o minério tinha que ser transportada via um aqueduto de cerca de 30 Km.

Sem comentários: