Inquérito

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

quarta-feira, outubro 03, 2012

Mosteiro de Seiça

Mosteiro de Seiça by VRfoto
Mosteiro de Seiça, a photo by VRfoto on Flickr.

FIGUEIRA DA FOZ (Portugal): Mosteiro de Seiça.

See where this picture was taken. [?]

Foi D. Afonso Henriques quem mandar construir o Mosteiro em louvor à Virgem Maria devido a um milagre recebido junto da capelinha de Nossa Senhora de Seiça.
Os primeiros monges do convento foram os de Lorvão que naquele tempo pertenciam à ordem de São bento cujo superior foi o Abade D. Paio Egas nomeado para este cargo no ano 1175
D. Afonso Henriques faleceu (1185) sem que a sua obra fosse concluída, mas o seu filho D. Sancho I deu-lhe continuidade, entregando o convento à ordem de S. Bernardo por esta ser considerada um "raro exemplo de virtude e Santidade".
Em Setembro de 1348, a peste negra fez com que o Mosteiro de Seiça sofresse muitas perdas entre religiosos e caseiros. Esta epidemia dizimou 150 religiosos em 2 meses.
Em 1513 D. Manuel ordena a reparação do Mosteiro por este se mostrar bastante degradado. Assim, a igreja foi ampliada e tornou-se num dos melhores templos das redondezas. Devido aos elevados da igreja, uma feira anual franca foi autorizada, por útil para as obras em curso.
Em finais do século XVIII, Frei Manuel de Figueiredo afirmou que o edifício do Mosteiro era regular e bom, "Com uma boa igreja e suficientes oficinas; e vinte e cinco celas, para acomodação dos religiosos, além da casa dos hospedes".
O Mosteiro após várias deligências efectuadas não está classificado pelos serviços do Estado, encontrando-se num estado deplorável de degradação.

info: pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_de_Sei%C3%A7a

Sem comentários: