Inquérito

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

quinta-feira, setembro 17, 2009

Igreja Matriz de Cárquere


Resende_mosteiro_carquere
Originally uploaded by VRfoto.

RESENDE (Portugal): Igreja Matriz de Cárquere.
Erigido de forma isolada numa meia encosta, com cemitério adossado, ocupando o primitivo claustro do mosteiro, nas proximidades de uma área com abundantes materiais romanos, o templo alberga imagem de Nossa Senhora de Cárquere atribuída aos séculos VI/VII, numa evidência de como o seu culto na região viseense já se fazia na época anterior à formação da nacionalidade.
Data, contudo, do século XII a fundação do Convento, por iniciativa de Egas Moniz (c. 1080-1146), célebre "Aio" de D. Afonso Henriques (1109-1185), de quem obteve a honra de Resende, albergando, já no último quartel de duzentos, os cónegos regrantes de Sto. Agostinho, até que, em 1541, D. João III (1502-1557) o doou à Companhia de Jesus que assim obtinha o seu primeiro espaço em Portugal, posteriormente incorporado no património da Universidade de Coimbra, com as reformas pombalinas, antes de ser integrado nos Bens Próprios Nacionais, em 1835.
No exterior, destaca-se o portal principal de volta perfeita com três arquivoltas assentes em colunelos e arco conopial sobrepujado por óculo, a par da torre sineira adossada ao alçado direito.
A relevância atribuída por estetas e investigadores portugueses de oitocentos formalizou-se em 1910, com a sua inclusão na primeira lista de edifícios antigos a classificar como "monumentos nacionais".

Fonte: www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=70582

http://fotolia.com

Sem comentários: