Inquérito

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

terça-feira, setembro 15, 2009

Casa das Guedes (Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro)


Moimenta_Beira_Biblioteca
Originally uploaded by VRfoto.

MOIMENTA DA BEIRA (Portugal): Casa das Guedes (Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro).
Implantado no Terreiro das Freiras, a Casa das Guedes é um edifício setecentista que se pensa ter sido mandado construir por Dona Josefa Benedita Pereira de Vasconcelos e seu marido, Jerónimo de Gouvea Sarmento Falcão, na segunda metade do século XVIII (GUIA, 1986, p. 6). A presença desta família em Moimenta da Beira remonta ao Cavaleiro da Casa Real, José Sarmento de Vasconcelos, que foi capitão-mor da vila e tio-avô de Jerónimo de Gouvea Sarmento Falcão (IDEM, p. 5).
O imóvel, de planta irregular, é composto pelo corpo principal, rectangular, ao qual se adossa, para Norte, um outro corpo de planta trapezoidal, e para Oeste mais um, rectangular. A fachada principal é seccionada por pilastras, que definem dois panos de dimensões diferentes: um mais estreita na extremidade, e o central mais longo e com portal principal a eixo. Esta configuração, à qual parece faltar um outro pano na extremidade do alçado, sugere que o projecto original possa não ter sido concluído optando-se, então, por não construir uma das alas. Infelizmente, nada se conhece sobre esta época que possa confirmar, ou não, esta ideia. Na extremidade do alçado, o piso térreo é aberto por uma porta de verga abatida, e por um portal flanqueado por pilastras rematadas por mísulas que, por sua vez, suportam a sacada da janela superior, de planta ondulada e guarda em granito. Termina num frontão interrompido por cartela. As outras duas janelas do piso nobre, com avental, são rematadas por frontão triangular contracurvado.
Actualmente, e concretizando uma ideia defendida por alguns nomes da vila desde a década de 1950, foi instalada no solar a Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro.

Fonte: http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=75047

http://fotolia.com

Sem comentários: