Inquérito

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

sexta-feira, setembro 11, 2009

Capela de Nossa Senhora da Lapa


lapa_santuario
Originally uploaded by VRfoto.

SERNANCELHE (Portugal): Capela de Nossa Senhora da Lapa.
Situada no alto da serra onde nasce o rio Vouga, a Capela de Nossa Senhora da Lapa foi o pólo dinamizador da criação e formação, ao longo do século XVI, do pequeno núcleo urbano da Lapa. O culto à Virgem iniciou-se com uma lenda local segundo a qual, no ano de 1498, uma pastora de Quintela chamada Joana encontrou numa gruta uma imagem de Nossa Senhora que havia pertencido ao Convento de Sisimiro, destruído por Almansor em 982 (CARVALHO, 2002, p. 171).
Os fiéis começaram a visitar, em romaria, o local onde a imagem havia sido encontrada, e nos primeiros anos do século XVI foi edificado aí um santuário para os acolher.
Desta forma, enquanto o culto no santuário ia crescendo ao longo do século XVI, começaram a "edificar-se as principais habitações" na localidade de Lapa, o que "transformou um lugar inóspito num aglomerado" (Idem, ibidem). Foi nesse núcleo urbano que os padres da Companhia de Jesus se instalaram, assegurando o funcionamento do santuário e auxiliando os peregrinos.
A estrutura exterior da capela apresenta um modelo maneirista de linhas muito sóbrias que, no entanto, se destaca pelo eruditismo do portal. O interior foi alterado no século XVIII por uma campanha barroca.

Fonte: www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=73987

http://fotolia.com

Sem comentários: