Inquérito

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

segunda-feira, junho 03, 2013

Igreja românica de Cedofeita

Igreja românica de Cedofeita by VRfoto
Igreja românica de Cedofeita, a photo by VRfoto on Flickr.

PORTO (Portugal): Igreja de S. Martinho de Cedofeita.

No centro do Porto, em plena freguesia de Cedofeita, ergue-se um pequeno e notável templo românico consagrado a S. Martinho. O atual edifício religioso foi construído no início do século XII, pois já em 1120 se tem conhecimento da existência desta igreja românica. No entanto, a pedra do tímpano do portal principal, cópia gravada em 1767, informa-nos da fundação do primitivo mosteiro, atribuindo-a ao século VI e ao patrocínio do rei suevo Teodomiro, tendo sido a Igreja consagrada em 559 pelo arcebispo de Braga. S. Martinho de Cedofeita é um igreja românica, provavelmente contemporânea das igrejas de Rio Mau, de Vila do Conde e de S. Miguel de Poiares, em Guimarães. Contudo, apesar de se integrar no grupo das pequenas igrejas do Românico Condal nortenho, ela possui uma importância acrescida que lhe advém do facto de ser a única que se apresenta totalmente coberta por uma abóbada em pedra.

Esta é uma Igreja rodeada de muitas lendas e mistérios. Nos primórdios do século VI este templo servia de refugio ou ermida aos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela.

De arquitetura simples, tem na fachada principal um portal formado por um conjunto de três molduras de arquivoltas com capiteis lavrados com animais e aves. Sobre o portal abre-se uma janela com arco pleno, sustentada por duas colunas.

Na parte lateral sul existe outro portal, contendo este dias arquivoltas e quatro colunas, cujos capiteis foram lavrados com aves e flores. No lateral norte o portal é igual no entanto não contém ábacos nos capiteis mas o tímpano foi decorado com o «Agnus Dei», circunscrito por uma rosácea, adornando o cordeiro pascal, gravada na pedra.

Info: www.infopedia.pt/$igreja-de-s.-martinho-de-cedofeita
www.portoxxi.com/cultura/ver_edificio.php?id=15

Sem comentários: