Inquérito

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

quarta-feira, março 27, 2013

Praça Marquês de Pombal (2)

Praça Marquês de Pombal (2) by VRfoto
Praça Marquês de Pombal (2), a photo by VRfoto on Flickr.

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO (Portugal): Praça Marquês de Pombal.

See where this picture was taken. [?]

É o principal largo da cidade, tendo sido delineado pelo Arquitecto Principal da Corte, o Capitão Reinaldo Manuel dos Santos.

Os seus quatro lados, hoje ornados com árvores, mais precisamente laranjeiras, sob as quais a Câmara Municipal tem colocado assentos, tornam a Praça um ponto de atracção e uma visão refrescante, mesmo no calor do Verão.

Ao centro deste largo, ergue-se o famoso Obelisco. À sua frente, no lado Norte, fica a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, o único templo da paróquia.

Quando da sua construção, a praça foi designada por Praça Real, passando posteriormente a designar-se Praça do Comércio. Actualmente, nos registos da Câmara Municipal, tem o nome de Praça Marquês de Pombal, em memória ao fundador da vila.

A Praça Marquês de Pombal é um largo espaçoso, perfeitamente quadrado, tendo cada um dos lagos precisamente 330 palmos de 22 centímetros.

São estas características de espaço amplo e ordenado que fazem com que esta Praça seja o local de eleição para a realização de eventos de animação e outros para os quais se prevê grande concurso de público. Um factor que contribui certamente para fazer com que, ainda hoje, todos os caminhos da vida da Cidade venham dar a este largo no coração da Zona Histórica.

info: www.cm-vrsa.pt/portal_autarquico/vila_real_sto_antonio/v_...

Sem comentários: