Inquérito

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

terça-feira, março 26, 2013

Centro Cultural António Aleixo

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO (Portugal): Centro Cultural António Aleixo.

See where this picture was taken. [?]

Erguendo-se sensivelmente "a meio" da Rua Teófilo de Braga, principal artéria da Zona Histórica da Cidade, conhecida simplesmente como "a Avenida" por boa parte da população vilarealense, o edifício começou por albergar o quartel militar onde se concentrava a tropa estacionada na nova vila fronteiriça.

Com a concentração em Tavira das tropas estacionadas no Sotavento algarvio, o edifício foi transformado em mercado da verdura. Nos pequenos espaços existentes nos lados levante poente da grande área central onde estava instalado o mercado da verdura, funcionavam talhos e padarias. A "Praça do Peixe" estava então localizada na Avenida da República, na Zona Ribeirinha.

Com a passagem da "Praça" para o limite poente da cidade, na década de 80, surgiu a ideia de dar ao espaço uma outra utilidade, consentânea com uma zona da cidade que se pretendia nobre e animada. Daí que a ideia de o transformar em local de realização de eventos culturais acabasse por ser a que acabaria por ganhar corpo.

O Centro Cultural António Aleixo acabaria por abrir ao público em 1998. A designação deve-se ao poeta popular António Aleixo, nascido em Vila Real de Santo António em 1899 e falecido em Loulé, em 1949.

O espaço é hoje indissociável da vida cultural da cidade, com capacidade para acolher eventos diversificados, desde exposições, a espectáculos nas mais variadas áreas. Aí funciona também, num dos espaços situados no seu lado poente, o Espaço Internet da Cidade.

info: www.cm-vrsa.pt/portal_autarquico/vila_real_sto_antonio/v_...

Sem comentários: