Inquérito

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

quarta-feira, abril 11, 2012

Museu Machado de Castro #02

Museu Machado de Castro #02 by VRfoto
Museu Machado de Castro #02, a photo by VRfoto on Flickr.

COIMBRA (Portugal): Museu Machado de Castro.

See where this picture was taken. [?]

O Museu Nacional Machado de Castro abriu ao público em Outubro de 1913, tendo sido elevado à categoria de Museu Nacional no ano de 1965. Depois de uma requalificação recente é possível conhecer o Criptopórtico romano de Aeminium
O conjunto dos seus edifícios foi classificado em 1910 como Monumento Nacional. O antigo Paço Episcopal assenta sobre o Criptopórtico do fórum de Aeminium, datado do século I d.c., constituindo a mais significativa construção romana conservada em território nacional.
Os diversos edifícios foram sendo erguidos ao longo dos séculos XII-XVIII, com a função de servir como residência episcopal. Das suas várias remodelações, destacam-se os vestígios de parte do claustro românico do período "Condal" (c. 1100-1140), a sua clássica e harmoniosa "Loggia" dos finais do séc. XVI e o templo barroco de São João de Almedina, construído entre os finais do século XVII e os inícios do seguinte.
O Museu foi alvo, recentemente, da requalificação e ampliação dos espaços arquitetónicos e museológicos, um projeto da autoria do arquiteto Gonçalo Byrne, que permite agora conhecer o criptopórtico, uma das mais notáveis obras de arquitetura romana em Portugal.

info: www.turismodecoimbra.pt/

Sem comentários: