Inquérito

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

sexta-feira, abril 27, 2012

Largo do Toural

Largo do Toural by VRfoto
Largo do Toural, a photo by VRfoto on Flickr.

GUIMARÃES (Portugal): Largo do Toural.

See where this picture was taken. [?]

O Largo do Toural é uma espécie de "sala de visitas", que, fruto da intervenção apadrinhada pela Fundação Guimarães 2012, hoje apresenta um perfil diferente do das últimas décadas. A sua história remonta ao século XVI, mas a configuração actual vem de Setecentos, do tempo da construção da Igreja de São Pedro (que ficou incompleta, faltando-lhe a segunda torre) e principalmente da dita "frente pombalina" (um desenho enviado pela Rainha D. Maria I), e cuja unidade contrasta com as fachadas do centro histórico. A recente intervenção neste largo, e na Alameda de São Dâmaso que lhe dá continuidade urbanística, teve assinatura da arquitecta Maria Manuel Oliveira, e o novo piso (representando o mapa do núcleo histórico classificado pela UNESCO) foi desenhado pela pintora Ana Jotta. Nele não deixa de causar alguma perplexidade ver o pavimento colado aos troncos das jovens árvores que aí foram plantadas, sem lhes deixar espaço para o crescimento natural. Dizem que é para mostrar como a natureza simultaneamente dialoga e rompe com o espaço edificado!...

info: fugas.publico.pt/Viagens/

O chafariz tinha sido desmontado deste local em 1874 e reimplantado em 1891 junto à Igreja do Carmo, tendo agora regressado ao largo mais emblemático da cidade.
Este chafariz foi feito no ano de 1588, pelo mestre Gonçalo Lopes, sendo que a taça central veio de Gonça, puxada por trinta juntas de bois.
No século XVII, o padre Torcato Peixoto de Azevedo faz a seguinte descrição do chafariz, que esteve no Toural durante trezentos anos e cuja memória se liga com a das festas Nicolinas:

"Tem esta Praça entre si e as casas que a cercam da parte do Sul, um chafariz de seis bicas, que correm de taças de pedra bem lavradas, e tem no alto uma esfera de bronze dourada, e ao pé dela um escudo com as armas de Portugal e, nas costas deste, outro com uma Águia negra coroada de ouro, com um letreiro aos pés que diz: Anno de 1588".

info: www.gmrtv.pt/

Sem comentários: