Inquérito

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

terça-feira, junho 15, 2010

Mosteiro de Freixo de Baixo


Mosteiro de Freixo de Baixo
Originally uploaded by VRfoto.

AMARANTE (Portugal): Igreja românica de Freixo de Baixo.
Freixo de Baixo é uma das mais antigas instituições religiosas do território de Amarante, estando documentada desde os finais do século XI. Em 1120, já aqui existia um mosteiro de cónegos de Santo Agostinho, cuja vitalidade, embora escassamente documentada, se presume ter sido regionalmente importante, a ponto de a comunidade figurar numa bula do Papa João XXII a D. Dinis.
O conjunto arquitectónico que chegou até nós data genericamente do século XIII, ainda que se não se conheçam pormenores a respeito da edificação. A igreja é um típico templo românico, de escassas dimensões, constituído por nave única e capela-mor rectangular. O portal principal é em arco de volta perfeita, de três arquivoltas, com elementos vegetalistas e animalistas, sendo o tímpano liso. No interior, o arco triunfal é igualmente a pleno centro, fazendo-se a cobertura em texto de madeira. Voltando ao exterior, o conjunto possui adro fronteiro murado e uma torre quadrangular do lado Sul, anexa à fachada principal, de dois andares, sendo o superior rasgado por pares de arcos sineiros de volta perfeita.
Devido à sua ampla torre defensiva, quadrangular, onde se abrem duplas janelas românicas, inclui-se no grupo das Obras Religiosas Fortificadas.

Fonte: IGESPAR

ClusterShot

See where this picture was taken. [?]

Sem comentários: