Inquérito

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

domingo, outubro 07, 2012

Citânia de Sanfins

Citânia de Sanfins by VRfoto
Citânia de Sanfins, a photo by VRfoto on Flickr.

PAÇOS DE FERREIRA: Citânia de Sanfins.

See where this picture was taken. [?]

A Citânia de Sanfins é uma das estações arqueológicas mais significativas da cultura castreja do Noroeste peninsular e da Proto-história europeia. A vasta panorâmica sobre toda a região de Entre-Douro-
e-Minho, que dela se abrange, terá sido fator estratégico determinante do desenvolvimento deste importante povoado. A observação das suas áreas de influência permite questionar a formação deste “lugar central” no quadro da rede de povoamento castrejo regional.
Tudo indica ter sido escolhido, na sequência da campanha militar de Décimo Júnio Bruto (138-136 a.C.) até à ocupação romana do Noroeste (29-19 a.C.), como capital dos povos Calaicos, dos Brácaros, situados na margem direita do Douro. Este sítio era já conhecido, tendo sido detetados elementos vestigiais mais antigos. Suspeita-se de um fundo pré-histórico do período calcolítico e achados de escavações documentam ter sido habitado por uma pequena população entre os sécs. V e III a.C. na parte superior da colina, identificável com a unidade étnica dos Fidueneas epigrafada no “Penedo das Ninfas”.
O grande aglomerado da Citânia, terá resultado, porém, da congregação (sinecismo) de diversas comunidades limítrofes por motivos estratégicos sequentes à campanha de Décimo Júnio Bruto, desempenhando, então, o lugar de capital regional.
Tendo-se transformado num castro reduzido, simples aldeia, kóma, segundo Estrabão, com a conquista do Noroeste pelos exércitos de Augusto, ocupava apenas a plataforma limitada pela muralha central, onde se procedeu a uma profunda reestruturação urbana em função do fomento da atividade metalúrgica.
Com as reformas flavianas praticadas na região, terá entrado num período de declínio, com uma população cada vez mais diminuta a cultivar os campos das imediações, até ao seu abandono em meados do séc. IV.

Info: www.citaniadesanfins.com/in01/index.htm

Sem comentários: