Inquérito

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

sexta-feira, maio 31, 2013

Coruja

Coruja by VRfoto
Coruja, a photo by VRfoto on Flickr.

Coruja

Coruja by VRfoto
Coruja, a photo by VRfoto on Flickr.

segunda-feira, maio 27, 2013

Chá

Chá by VRfoto
Chá, a photo by VRfoto on Flickr.

CAMINHA (Portugal): Venda de chá numa feira medieval.

Interior da Igreja de Santa Clara (Porto)

PORTO (Portugal): Igreja de Santa Clara.

See where this picture was taken. [?]

Construída ao lado do mais visível lanço das Muralhas Fernandinas, a Igreja de Santa Clara ficou concluída em 1457, assim com o mosteiro com o qual fazia conjunto. Tal deveu-se a um pedido das freiras franciscanas clarissas que pretendiam substituir o mosteiro anterior, do século XIII mais pequeno e modesto.

Com a supressão de vários mosteiros mais pequenos nas diversas localidades entre o século XV e o século XVI, as freiras foram-se agregando em Santa Clara levando para lá as suas rendas, sendo uma delas uma portagem por todas as mercadorias que passavam pelo Rio Douro.

Nos finais do século XIX, com a morte da última freira, o mosteiro foi extinto o que causou alguma degradação do edifício. Posteriormente, património do estado, e feitas as obras necessárias foi adaptado para Centro de Saúde e outras instituições de cariz social e público.

A entrada da igreja é feita através de uma porta barroca, datada de 1697 e reformulada no século XVIII, com elementos renascentistas como colunas salomónicas e capitéis coríntios. No interior podemos vislumbrar toda a magnificência desta igreja, toda coberta por talha dourada da primeira metade do século XVIII.

info: pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santa_Clara_%28Porto%29

domingo, maio 26, 2013

Abelcaim

Abelcaim by VRfoto
Abelcaim, a photo by VRfoto on Flickr.

VILA NOVA DE CERVEIRA (Portugal): AbelCaim - Escultura de Alberto Vieira.

See where this picture was taken. [?]

Igreja matriz de Vila Nova de Cerveira

VILA NOVA DE CERVEIRA (Portugal): Igreja Matriz / Igreja de São Cipriano.

See where this picture was taken. [?]

Também conhecida como Igreja de São Cipriano e de origem quinhentista, a Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira encontra-se na rua principal da vila, sendo composta por três naves, duas torres sineiras, capela-mor e retábulo-mor, de estilo barroco, da autoria do mestre Veríssimo Barbosa. O aspeto atual deste templo ficou a dever-se à reforma do século XVIII e à reedificação de 1881, devido aos graves estragos provocados por um temporal, em 1877.

info: www.igogo.pt/

terça-feira, maio 21, 2013

Memória

Memória by VRfoto
Memória, a photo by VRfoto on Flickr.

VILA NOVA DE CERVEIRA (Portugal): "Memória"

See where this picture was taken. [?]

Para homenagear os heróicos defensores do Minho, durante a “Guerra Peninsular”, foi inaugurado, em Vila Nova de Cerveira, um monumento a 5 de Setembro de 1909. Este assenta em cinco balas de ferro bronzeado e uma pirâmide que remata por uma estrela hexagonal, de cobre dourado.

A pirâmide tem, numa das faces, o escudo real com silva e, na outra, as armas de Vila Nova de Cerveira.

A “Memória” foi construída por subscrição popular. A primeira pedra foi implantada no dia 15 de Fevereiro de 1909. Reinava, então, D. Manuel II.

info: www.cm-vncerveira.pt/

Casa Verde

Casa Verde by VRfoto
Casa Verde, a photo by VRfoto on Flickr.

VILA NOVA DE CERVEIRA (Portugal): Casa Verde.

See where this picture was taken. [?]

Imponente construção apalaçada, final do século XIX de estilo brasileiro, que se desdobra em rés-do-chão, primeiro andar e águas furtadas. A fachada exterior está coberta por azulejos de tonalidade esverdeada e a platibanda recortada, coroada de cráteras em granito, com um guerreiro romano, em faiança branca a ocupar a parte central.

info: www.cm-vncerveira.pt/portal/page/vilanovadecerveira/porta...

sexta-feira, maio 17, 2013

Mosteiro de Santa Maria de Oia

Mosteiro de Santa Maria de Oia by VRfoto
Mosteiro de Santa Maria de Oia, a photo by VRfoto on Flickr.

OIA (Espanha): Mosteiro de Santa Maria de Oia.

See where this picture was taken. [?]

O mosteiro cisterciense começou a ser construído na costa do Baixo Minho, no porto de pesca de Oia, em 1185, tendo a mais recente adição na sua igreja sido feita no século XVIII. Em 1230 esta construção tornou-se uma das referências da arquitetura da Ordem de Cister na sua simplicidade ornamental. O único que pode ser visitado deste conjunto monumental é a sua igreja, pois o mosteiro é atualmente propriedade privada.

quarta-feira, maio 15, 2013

Moinho de Montedor

Moinho de Montedor by VRfoto
Moinho de Montedor, a photo by VRfoto on Flickr.

VIANA DO CASTELO (Portugal): Moinho de Montedor.

See where this picture was taken. [?]

Situados junto à povoação de Carreço, no concelho de Viana do Castelo e nas imediações do farol de Montedor, este conjunto de três moinhos integram um núcleo molinológico de inegável valor.
Destaque muito especial para o Moinho do Marinheiro, pensamos que o único exemplar com velas trapezoidais de madeira que actualmente se encontra a laborar no nosso país. Outrora este tipo e moinhos eram muito comuns na faixa litoral entre os rios Minho e Lima. Este moinho foi construído em 1855 e depois ter estado ao abandono durante os últimos anos, sofreu obras de restauro por parte da autarquia, as quais lhe devolveram todo o seu anterior esplendor. Igual sorte teve o Moinho de Cima, que se situa junto ao anterior, este de velas de pano e que neste momento funciona como espaço museológico. O Moinho do Petisco situa-se num plano mais elevado e junto ao farol, tendo também sido completamente restaurado pelo seu proprietário.

info: moinhosdeportugal.no.sapo.pt/TextoV Moinhos Montedor.htm

Jardim de Santa Bárbara

Jardim de Santa Bárbara by VRfoto
Jardim de Santa Bárbara, a photo by VRfoto on Flickr.

BRAGA (Portugal): Jardim de Santa Bárbara.

See where this picture was taken. [?]

segunda-feira, maio 13, 2013

Equilibrista mostrando a condição de equilíbrio

COIMBRA (Portugal): Equilibrista mostrando a condição de equilíbrio (Museu de Física da Universidade de Coimbra),

See where this picture was taken. [?]

Este equilibrista segura uma vara dobrada, nas extremidades da qual existem duas esferas de latão. Era utilizado nas lições de Física Experimental, para mostrar a importância da posição do centro de gravidade de um corpo relativamente à sua base de sustentação, quando em equilíbrio estável.
O equilibrista tem a particularidade de se encontrar apoiado sobre um pequeno disco de latão, através de um espigão de ferro existente sob o seu pé esquerdo. O disco encontra-se no topo de uma coluna de madeira ricamente trabalhada.

A estabilidade do conjunto verifica-se quando a vertical que passa pelo seu centro de gravidade intersecta o ponto de apoio do espigão sobre o suporte. Este ponto de apoio encontra-se acima
do centro de gravidade do conjunto constituído pelo equilibrista, pela vara e pelas esferas.

info: nautilus.fis.uc.pt/museu/8.htm

Autómato representando um centauro

COIMBRA (Portugal): Autómato representando um centauro (Museu de Física da Universidade de Coimbra),

See where this picture was taken. [?]

Esta peça consta de um centauro de prata, munido de um mecanismo para lançamento de setas. Este centauro encontra-se sobre uma caixa octogonal de madeira preta, com aplicações de prata em todas as faces, na parte superior da qual podem observar-se lagartos e insectos em relevo. O centauro segura, com o braço esquerdo estendido, um arco flexível de aço. O braço direito está dobrado, na atitude de quem está prestes a lançar uma seta. Tem um cinturão a tiracolo e uma aljava onde se encontram duas setas.

info: nautilus.fis.uc.pt/museu/49.htm

domingo, maio 12, 2013

Conjunto para o estudo da porosidade

COIMBRA (Portugal): Conjunto para o estudo da porosidade (Museu de Física da Universidade de Coimbra),

Trata-se de dois crivos das mãos de duas figuras femininas aladas, de bronze dourado, que eram destinados ao estudo da porosidade.

A experiência a realizar consistia em despejar em cada um dos crivos um pouco de mercúrio. Após esta operação, observava-se que este líquido não passava através dos orifícios de cada um dos crivos, devido à considerável tensão superficial. No crivo de ouro, embora o mercúrio não passasse através dos seus orifícios, podia, no entanto, verificar-se que ele se infiltrava no próprio metal passando através dele. Esta experiência tinha por finalidade pôr em evidência a existência de poros no ouro, através dos quais o mercúrio podia fluir. Por outro lado, a experiência demonstraria ainda que a passagem das partículas do mercúrio através dos poros não depende exclusivamente das dimensões destes, mas também da natureza do material através do qual fluía.

info: nautilus.fis.uc.pt/museu/3.htm

quinta-feira, maio 09, 2013

Gabinete de Física da Universidade de Coimbra

COIMBRA (Portugal): Gabinete do Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

O Departamento de Física da Universidade de Coimbra foi criado em 1772 com o nome de Gabinete de Fysica Experimental. Era nessa altura parte da Faculdade de Filosofia e funcionava no Colégio de Jesus, na Alta de Coimbra.

Durante os séculos XIX e XX o "Gabinete de Fysica" acompanhou o desenvolvimento científico, mercê do considerável intercâmbio que sempre manteve com os mais prestigiados centros científicos europeus, mesmo nos períodos de maior isolamento do país.

info: fisica.uc.pt/xt/DF/apresentacao.php

quarta-feira, maio 08, 2013

Ribeira ao cair da noite

Ribeira ao cair da noite by VRfoto
Ribeira ao cair da noite, a photo by VRfoto on Flickr.

PORTO (Portugal): Ao cair da noite na Ribeira...

See where this picture was taken. [?]

Anfiteatro do Departamento de Física da UC

COIMBRA (Portugal): Anfiteatro do Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

See where this picture was taken. [?]

O Departamento de Física da Universidade de Coimbra foi criado em 1772 com o nome de Gabinete de Fysica Experimental. Era nessa altura parte da Faculdade de Filosofia e funcionava no Colégio de Jesus, na Alta de Coimbra.

Durante os séculos XIX e XX o "Gabinete de Fysica" acompanhou o desenvolvimento científico, mercê do considerável intercâmbio que sempre manteve com os mais prestigiados centros científicos europeus, mesmo nos períodos de maior isolamento do país.

info: fisica.uc.pt/xt/DF/apresentacao.php

terça-feira, maio 07, 2013

Fachada da Sé Nova em Coimbra

Fachada da Sé Nova em Coimbra by VRfoto
Fachada da Sé Nova em Coimbra, a photo by VRfoto on Flickr.

COIMBRA (Portugal): Sé Nova.

See where this picture was taken. [?]

O templo pertenceu ao colégio da Companhia de Jesus até à sua expulsão de Portugal, em 1759. As obras iniciaram-se em 1598, mas a Igreja só foi sagrada em 1640.
A fachada divide-se em duas fases distintas de construção e concepção. O interior do templo é em plano de cruz latina, com abóbadas de berço e uma cúpula no cruzeiro, com púlpitos quase no centro da igreja, numa concepção artística da contra-reforma.

info: www.turismodecoimbra.pt/

segunda-feira, maio 06, 2013

Laboratorio chimico

Laboratorio chimico by VRfoto
Laboratorio chimico, a photo by VRfoto on Flickr.

COIMBRA (Portugal): Laboratório Chimico.

See where this picture was taken. [?]

O Laboratorio Chimico, mandado edificar pelo Marquês de Pombal, em 1772, foi o primeiro laboratório para o ensino e investigação da química em Portugal e é um dos mais antigos de Portugal. Foi alvo de uma importante intervenção de restauro, para vir a acolher o Museu da Ciência. O projeto é da autoria dos arquitetos João Mendes Ribeiro, Desirée Pedro e Carlos Antunes.

Atualmente, instalado no Laboratorio Chimico da Universidade de Coimbra, funciona o Museu da Ciência. Foi inaugurado no dia 5 de Dezembro de 2006. A exposição permanente, Segredos da Luz e da Matéria, é uma exposição interativa de ciência para um público de todas as idades.

info: pt.wikipedia.org/

domingo, maio 05, 2013

Porta Férrea da Universidade de Coimbra

COIMBRA (Portugal): Porta Férrea da Universidade de Coimbra.

See where this picture was taken. [?]

Portal de valor histórico-cultural que dá acesso à Universidade de Coimbra. Orientada para a arquitectura maneirista, a Porta Férrea foi construída em 1634, e assenta sob a forma de um arco triunfal com ornamentação alusiva às quatro faculdades e aos reis D.Dinis e D.João III.

info: www.timetogo.com/index.php?option=com_pti&view=pti&am...

sábado, maio 04, 2013

Fortim da Areosa

Fortim da Areosa by VRfoto
Fortim da Areosa, a photo by VRfoto on Flickr.

VIANA DO CASTELO (Portugal): Fortim da Areosa.

See where this picture was taken. [?]

Com o fim da Guerra da Restauração (1640-1668), foi um dos quatro fortins edificados no litoral entre Caminha e Viana do Castelo com o objetivo de reforçar a defesa da costa atlântica do Alto Minho, vulnerável a um possível ataque da Armada espanhola. Os demais foram o Forte de Montedor em Carreço, e os fortes do Cão e de Lagarteira em Vila Praia de Âncora. Estes somavam-se ao Forte da Ínsua, construído durante aquele conflito para defesa da barra sul do rio Minho.

info: pt.wikipedia.org/wiki/Forte_da_Areosa